Entendendo o workflow.
O primeiro passo para a criação de um diagrama de atividades é entender o fluxo de trabalho da empresa, também chamado workflow. E, segundo dados levantados por você, o analista, o funcionamento da empresa se apresenta da seguinte forma:
O proprietário efetua a compra do automóvel, logo após a compra, o vendedor da loja registra os dados do automóvel no sistema, prepara o veículo para locação e classifica o veículo de acordo com seus diferenciais, por exemplo, som, vidros, direção, entre outros. Após analisar essas características, o proprietário define os valores que serão cobrados pelo veículo (aluguel e multas). Completo o processo de classificação, o vendedor disponibiliza o veículo para locação.
Sabendo dos veículos, os clientes solicitam o empréstimo do veículo para uma determinada data, aqui podem ocorrer os seguintes problemas:
Caso o veículo esteja reservado para esta data, o vendedor pergunta ao cliente se ele deseja reservar para uma data posterior. Se o cliente aceitar o vendedor irá realizar a reserva, e assim que o veículo estiver disponível entrará em contato com o cliente. Se o cliente não aceitar, o vendedor verifica se houve interesse por algum outro carro. Caso haja, o vendedor repete o fluxo de verificação. Caso não, o vendedor agradece e o cliente vai embora.
Após a locação do veículo, é estipulada uma quilometragem que o cliente poderá andar, assim como a quantidade de dias que ele ficará com o carro. Caso o cliente ultrapasse os prazos, ou a quilometragem, uma multa será cobrada de acordo com a infração cometida. Então, o vendedor avalia o carro, para verificar se existe ou não algum dano. Caso haja, ele calcula o valor do reparo, o valor das multas e informa ao cliente o valor total para o pagamento. Mas caso não haja, ele informará o valor total da multa.
Depois de todo o processo de definição de preços, o cliente recebe o valor total pelo aluguel e efetua o pagamento.