domingo, 21 de agosto de 2016

Programa de computador!

Programa


É uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador.
(LAUREANO, 2005, p. 4).

Programa Compilador

Compilador

É um programa que traduz algoritmos construídos em uma determinada linguagem de programação para arquivos em linguagem de máquina, ou seja, possíveis de serem executados em computadores.

Linguagem de programação!

Linguagem de programação


É um método padronizado para expressar instruções para um computador.
(LAUREANO, 2005, p. 4).

sábado, 20 de agosto de 2016

Operadores aritméticos e expressões aritméticas!

Operadores aritméticos e expressões aritméticas


     Os operadores aritméticos são símbolos que representam operações aritméticas, ou seja, as operações matemáticas básicas. O Quadro 2.2 apresenta os operadores aritméticos que utilizaremos neste curso.

Operadores aritméticos 

Operador Operação matemática
Quadro 2.2: 

     Os operadores aritméticos são utilizados para formar expressões aritméticas.
   As expressões aritméticas são formadas por operadores aritméticos que agem sobre operandos. Os operandos podem ser variáveis ou constantes do tipo numérico, ou seja, inteiros ou reais.

Abaixo temos dois exemplos de expressões aritméticas:
     Para resolver expressões aritméticas formadas por mais de um operador, deve-se utilizar uma ordem de precedência entre os mesmos. O Quadro 2.3 exibe essa ordem de precedência.

Ordem de precedência entre operadores aritméticos Prioridade Operador Operação
Quadro 2.3 

     Além da ordem de prioridades definida acima, podemos utilizar parênteses.

     Assim, resolvemos primeiro as expressões contidas nos parênteses mais internos, seguindo a ordem de precedência entre operadores, passando depois para os parênteses mais externos. 

Por exemplo, na expressão:
Primeiro somamos nota2 a nota3. O resultado é divido por 2 e só depois somamos com nota 1.

Um fato interessante é que o resultado da execução de expressões aritméticas é sempre um valor numérico (inteiro ou real) que pode então ser atribuído a uma variável numérica por meio do uso do comando de atribuição estudado anteriormente.

Resumindo:

• expressões aritméticas: uma conta a ser feita;

• operadores aritméticos: os sinais + - * / %;

• operandos aritméticos: constantes ou variáveis (inteiras ou reais), ou outra expressão aritmética;

• precedência na ordem dos cálculos: a mesma da matemática, podendo haver vários níveis de parênteses; não há colchetes [ ] ou chaves { }.

     Como exemplo, vamos criar um algoritmo para ler e multiplicar dois números inteiros e exibir o resultado.

É importante observar cada linha desta sequência:

Vamos entender todas as linhas do nosso algoritmo:

linha 1 ... Nome do programa.

linha 2 ... Indica o início do bloco de declaração de variáveis.

linha 3 ... Declaração das três variáveis do tipo inteiro necessárias ao programa.

linha 4 ... Indica o início do bloco de instruções do algoritmo.

linha 5 ... O comando escreva exibirá na tela do computador uma mensagem que solicita a digitação do primeiro número.

linha 6 ... O primeiro número digitado será lido e armazenado na variável num1.

linha 7 ... O comando escreva exibirá na tela do computador uma mensagem que solicita a digitação do segundo número.

linha 8 ... O segundo número digitado será lido e armazenado na variável num2.

linha 9 ... A variável mult receberá o resultado da multiplicação do primeiro número pelo segundo número.

linha 10 ... O comando escreva exibirá na tela do computador uma mensagem com o resultado da multiplicação.

linha 11 ... Indica o fim do algoritmo.

Algoritmo em Portugol

Algoritmo



Algoritmo completo em Portugol.

Como exemplo, vamos criar um algoritmo: solicitamos que o usuário digite seu nome e depois imprimimos na tela uma saudação ao mesmo.




Como exemplo, vamos criar um algoritmo para ler e multiplicar dois números inteiros e exibir o resultado.


É importante observar cada linha desta sequência:





sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Lógica na Programação

Lógica



     Pode ser vista como a arte de pensar corretamente. A lógica visa a colocar ordem no pensamento.
(FARRER, 1999).

Testes na Programação

Testes



     Determinam quais ações serão executadas; são chamados de estruturas de seleção ou estruturas de decisão.

Memória na Programação

Memória



   Meio físico para armazenar dados temporariamente ou permanentemente.
(TANENBAUM, 1997, p.212).

Variável na programação

Variável



    É uma posição nomeada de memória, que é usada para guardar um valor que pode ser modificado  pelo programa.
(LAUREANO, 2005, p. 12

Algoritmo na Programação

Algoritmo


     
      Formalmente é uma sequência finita de passos que levam à execução de uma tarefa. 
Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma sequência de instruções que dão cabo de uma meta específica.
(FORBELLONE et al., 2005).

Constante em Portugol

Constante



     É uma variável com valor pré-definido que não pode ser modificado por nenhuma função de um programa.

(LAUREANO, 2005, p.16)