quarta-feira, 25 de abril de 2012

Leonhard Euler
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
   
Leonhard Euler
Matemática
Leonhard Euler 2.jpg

Leonhard Euler, quadro a óleo por Johann Georg Brucker.
NacionalidadeSuíça Suíço
Nascimento15 de Abril de 1707
LocalBasileia
Falecimento18 de setembro de 1783 (76 anos)
LocalSão Petersburgo
Actividade
Campo(s)Matemática
Alma materUniversidade de Basileia
Tese1726: Dissertatio physica de sono
Orientador(es)Johann Bernoulli
Orientado(s)Joseph Lagrange, Johann Friedrich Hennert
Conhecido(a) porFórmula de Euler, Número de Euler, Característica de Euler, Identidade de Euler, Reta de Euler, Constante de Euler-Mascheroni, Produto de Euler, Diagrama de Euler, Ângulos de Euler, Soma de Euler, Conjectura de Euler, Equação de Euler, Equações de Euler (fluidos), 2002 Euler
Assinatura
Euler's signature.svg
Leonhard Paul Euler (Basileia, 15 de abril de 1707São Petersburgo, 18 de setembro de 1783) foi um grande matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha.
Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.
Além disso ficou famoso por seus trabalhos em mecânica, óptica, e astronomia. Euler é considerado um dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática:[1]
Cquote1.svgLeiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós.Cquote2.svg
Euler foi um dos mais prolíficos matemáticos, calcula-se que toda a sua obra reunida seria entre 60 e 80 volumes[2] [1].
Sua imagem foi incluída na nota de dez francos suíços (a atual tem a efígie de Le Corbusier) e selos postais. O asteróide 2002 Euler foi nomeado em sua homenagem. Ele também é homenageado pela Igreja Luterana em seu calendário em 24 de maio - ele era um devoto cristão (e crente na inerrância bíblica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário