quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Engenharia de software?


     Comumente, as pessoas associam um software como um programa de computador qualquer, porém a engenharia de software não trata apenas do programa em si, mas de toda a documentação associada a fazer este programa funcionar corretamente.
Outra diferença entre o desenvolvedor profissional e o amador é que o amador escreve um programa para ele mesmo utilizar, não se preocupando em escrever um manual do programa, documentação, etc., enquanto o desenvolvedor profissional, que desenvolve um software para outras pessoas usarem, necessita fornecer informações adicionais, assim como o código do programa.
Existem dois tipos e produtos de software:
  • Produtos Genéricos
Ex: Ferramentas de banco de dados, processadores de textos, compactadores de arquivos, pacotes gráficos, sistemas de contabilidade, sistemas comerciais, etc.
  • Produtos sob Encomenda
Ex: Sistemas de controle de dispositivos eletrônicos, sistemas especialista para apoio ao negócio específico, sistemas de controle rodoviário, etc.
A diferença entre esses tipos de software é que no genérico a empresa que desenvolve controla sua especificação, já o sob encomenda a especificação é controlada pela empresa que está adquirindo o software.
Quando tratamos da qualidade do software profissional, devemos nos atentar aos seguintes atributos necessários a um bom software:

  • Manutenibilidade, ou seja, a forma na qual o software possa evoluir para atender às necessidades dos clientes.
  • Confiança e proteção, ou seja, um software não deve causar prejuízos físicos ou econômicos no caso de falhas do sistema.
  • Eficiência, isto é, o software não deve desperdiçar recursos do sistema.
  • Aceitabilidade.
Portanto, o software deve ser compreensível, usável e compatível com os outros sistemas conectados a ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário