quarta-feira, 7 de outubro de 2015

[FIQUE POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS] - Workshop debate novas estratégias da fiscalização de mercadoria em trânsito na Receita Estadual



Workshop debate novas estratégias da fiscalização 
de mercadoria em trânsito na Receita Estadual







Cerca de 40 auditores fiscais participaram do workshop “Pensando a Fiscalização de Mercadoria em Trânsito”, no auditório da Escola de Administração Tributária (Esat), órgão da Secretaria de Estado da Receita. O evento reuniu os secretários titular e executivo, gerentes, auditores fiscais para discutir as saídas e as novas estratégias do setor que serão implementadas no próximo ano, diante do avanço da tecnologia e da chegada dos documentos eletrônicos fiscais, que modificaram o conceito e a abordagem de fiscalização.

O secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, afirmou que o principal “objetivo do workshop foi melhorar a qualidade do trabalho fiscal do setor de mercadoria em trânsito da Receita Estadual. Com a chegada de novos documentos eletrônicos como Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) na Receita Estadual, precisamos repensar como deve ser a nova abordagem da fiscalização em trânsito. Para tanto, nada melhor do que uma realização do workshop para escutar aqueles auditores que executam o trabalho no dia a dia do trânsito. A partir das discussões e propostas levantadas, vamos direcionar os investimentos, onde deveremos focar e quais os procedimentos devem ser alterados para que a fiscalização de mercadorias em trânsito resulte em melhor eficácia e eficiência na Receita Estadual, que por, extensão, será também melhor para a sociedade paraibana”, destacou o secretário, que citou programas inovadores na Receita que melhoram a eficiência do setor como o programa ‘Fronteira Livre’ e a Cobrança Automática.

Para o secretário executivo da Receita, Leonilson Lins de Lucena, a evolução dos documentos eletrônicos nos últimos quatro anos está levando a gestão repensar as estratégias de fiscalização de mercadoria em trânsito. “Até pouco tempo atrás tínhamos um modelo de fiscalização voltado para o documento em papel, mas agora temos um modelo em curso eletrônico. No passado, esperávamos a carga no posto para então começar a fiscalização. Atualmente, já temos, de forma antecipada, todas as informações fiscais dos contribuintes pelo ambiente virtual, podemos planejar e selecionar estrategicamente qual setor investigar antes mesmo da carga passar pelo Estado. Ou seja, o modelo atual com avanço da tecnologia nos permite ter um monitoramento muito mais eficiente e proativo na fiscalização de mercadoria em trânsito e não mais imediatista e aleatório como no passado, pois a antecipação de informações fiscais dos contribuintes já é uma realidade. Hoje, já temos condições de trabalhar, por exemplo, para quem está sendo faturado a nota, quem é o cliente, antes do veículo chegar à Paraíba”, apontou.

Já o gerente Operacional de Mercadoria em Trânsito, Wanclay Lima Cavalcante, informou que o workshop teve como meta principal mudar o modelo do setor, mas essa mudança passa, primeiro, por ouvir as ideias e as soluções pensadas pelos próprios auditores fiscais que trabalham diretamente no setor. “O workshop propiciou ouvir os auditores fiscais que estão vivenciando a fiscalização no trânsito com os seus problemas, as necessidades, daí a importância por meio do evento buscar as soluções usando as novas tecnologias. Diante do avanço dos documentos eletrônicos, é fundamental discutir inovações para mudar o setor de mercadoria em trânsito e atualizar os procedimentos de forma mais estratégica para acompanharmos a modernização. Houve uma demanda de circulação de veículos/cargas nos últimos anos e precisamos usar a tecnologia com mais eficiência diante do novo cenário”, declarou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário