Noções sobre modelagem de processos de negócios
Apresentação:
A partir dos modelos de negócios, os gestores e a alta administração podem decidir como os processos estão funcionando e criando resultados satisfatórios para tomadas decisões.Os processos de negócios são bases fundamentais para o desenvolvimento e-ou implantação de um sistema de informação. Toda organização que pretende utilizar os recursos da T.I.C. – Tecnologia da Informação e Comunicação deve iniciar os estudos dos seus negócios, priorizando os mais importantes para maximizar resultados.
Vamos ver a seguir o que é e como podemos utilizar os modelos de processos de negócios numa organização, trazendo benefícios aos sistemas de informações.
|
Seja bem-vindo a nossa primeira webaula !!!
Eu sou a professor Hisatomi e estarei junto com vocês no estudo da Modelagem de Processos de Negócios.
O segmento de desenvolvimento de software tem demonstrado por várias décadas um grande avanço, juntamente com crescimento da demanda em todos os setores do mercado. Em quase trinta anos atuando, como profissional de tecnologia, e há dez anos como professor, percebi que ser profissional desta área é bastante gratificante.
Antes a demanda era somente em sistemas de grande porte, com grande volume de dados, e pouco interação com usuários finais. Atualmente, o volume de informações aumentou tanto quanto a interação com usuários finais, acrescentado aos diversos recursos acessos através da Internet.
Em função deste diversificado cenário, exige-se que o profissional tenha maior habilidade em tomar conhecimento, estudar e propor alternativas cada vez mais rápidas e certeiras.
Portanto, estamos aqui expondo o conceito da Modelagem de Negócios, com foco ao melhor entendimento das necessidades de uma organização. Também, no uso de Processos de Negócios para alavancar o máximo de resultados a partir do fluxo de informações entre os procedimentos dos sistemas de informações.
CONCEITOS BÁSICOS
Palavras chaves: Processos de Negócio e Software, Profissional de Software e Ética em Engenharia de Software.
Caros alunos, antes de irmos direto ao conteúdo “Processos de Negócio”, é um importante saber que a palavra “Processo” pode nos remeter a situações corriqueiras de nossa vida, então vamos definir processo.
Na engenharia de software, segundo Sommerville [8], é um conjunto de atividades relacionadas que levam a produção de produto de software. Dependem de pessoas para a execução das atividades e uma regra para esta realização. Leia também sobre Processo no link “http://www.macoratti.net/proc_sw1.htm” (acessado em 09.fev.2014).
Na administração de empresas um processo é o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto.
Segundo o PMBOK [4], é um conjunto de ações e atividades interrelacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes. Vejamos a figura 1 abaixo.
Figura 1 – Sistemas de Informação (Laudon, Laudon)
Na gestão de processos negócio (BPM – Business Process Management), processo é uma sequência de tarefas ou atividades, que ao serem executadas transformam insumos em umresultadocom valor agregado.
Agora, “trocando em miúdo”, vamos imaginar que você deseja montar uma bicicleta,
qual seria o processo?
|
- Entrada (insumos): os pneus, as rodas, as porcas, parafusos, correntes, etc.
- Atividades (processamento): montagem do pedal, a inserção das rodas e o ajuste das engrenagem, etc.
- Saídas (resultado – Produto final): Bicicleta montada.
Esse é um simples exemplo, mas podemos falar em: Processo para “Implantação de um software aplicativo numa empresa”, “Criação de um site de Internet”, “Abertura de uma conta bancária”, “Criação de um conta numa rede social”, “Fazermos um Bolo”, “Trocarmos um pneu do carro”, “Formatarmos uma computador”, “Tirar carteira de motorista”, etc
Veja abaixo um “Processo de Entrega” de um produto onde a compra foi online.
Figura 2 – Processo de Entrega
Agora que já sabem o que é um Processo, vamos entender melhor o que é um Negócio. Segundo prof. Peter Drucker, sempre insistiu em dizer que Negócio numa empresa deve ser “A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto, que esta talvez seja a mais importante causa do fracasso das empresas.”
O que este renomado professor sempre quis mostrar com esta afirmação foi que uma organização deve ter uma resposta completa para a seguinte pergunta: “Qual é o Negócio da Nossa Empresa?”. Desta forma, arremetendo aos gestores da empresa a responsabilidade de definir claramente o objetivo da organização.
Como um exemplo que poderá ser conferido no link
acessado em 10.fev.2014), o Negócio de uma empresa deve estar relacionado a um benefício que o produto ou serviço proporciona ao cliente. De acordo com a empresa Kopenhagem, a melhor resposta para a pergunta é “Estamos no Negócio de Presentes”, e não somente “Chocolate”.
Vejam que o cliente perceberá maior valor para um Presente que somente um Chocolate. O serviço ou o produto ofertado pela organização deve ter um valor agregado perceptível e que satisfaça pelo preço pago. Este valor deve beneficiar uma pessoa ou uma comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário