Resumo
Nesta aula vamos aprender como usar o C# para criarmos nossa primeira classe. Como criar uma instancia desta classe e usarmos em um programa.
Palavra-chave: POO, Classes, Minha primeira classe, Orientação a Objetos, C#, CSharp, Usando C#.
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Criando minha primeira classe
O estudo da programação orientada a objeto em C# passa obrigatoriamente pela criação de sua primeira classe. Nesta webaula vamos fazer passo a passo como criar uma classe.
Para desenvolvermos todos os nossos exercícios vamos criar aplicativos do tipo CONSOLE APPLICATION.
Vamos la!
Vamos abrir o C# e criarmos um novo projeto selecionando no menu do sistema a opção File -> New Project..., o C# mostrará a sua biblioteca de templates de projetos, selecione a template Console Application e na parte inferior da tela de templates, ele aguarda que você digite um nome para o nosso projeto. Então no campo Name coloque o nome do projeto de WebAula1.
Se tudo deu certo, estará aparecendo na sua tela o seguinte trecho de código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
namespace ConsoleApplication1
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
}
}
}
Muito bem, para testarmos se o nosso projeto foi criado corretamente, vamos fazer um teste:
Escreva o seguinte código que está em negrito logo após a linha static void Main(string[] args). Ficando então da seguinte forma:
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine("Ola Mundo");
Console.Write("Pressione uma tecla para continuar");
Console.ReadKey();
}
Agora pressione a tecla F5 para executar a aplicação. Será mostrada a seguinte tela:
Figura 1
Ok!!!
Bom Isso foi só para aquecer, vamos agora criar a nossa classe.
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Conforme a figura abaixo, na janela Solution Explorer clique com o botão direito sobre o nome do projeto que criamos; WebAula1 depois selecione Add Class...
Figura 2
Novamente o C# mostrará a janela que disponibiliza as templates do projeto. Como você pode ver a template Classjá está selecionada, então vamos dar um nome para a nossa classe substituindo o nome default (Class1.cs) que o C# sugere, digitando o nome Pessoa no campo Name na parte inferior da tela das templates e clique no botão Add.
Temos agora em nosso projeto uma arquivo chamado Pessoa.cs como está sendo mostrado na janela do Solution Explorer.
A primeira coisa que vamos fazer é renomear a nossa classe, para _Pessoa, isso mesmo coloque um tacinho (underline) no começo do nome. Isso será um padrão que vamos assumir em todas a classes que criarmos, vocês vão entender mais a frente a razão disto.
Agora vamos criar os atributos private da nossa classe. Entre as chaves do corpo da nossa classe vamos começar a codificar isto.
namespace WebAula1
{
class Pessoa
{
private DateTime dataCadastro;
private int codigo;
private string nome;
private string cpf;
private string endereco;
private string cidade;
private string uf;
private string cep;
}
}
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Veja criamos somente atributos private isso quer dizer que estes atributos não estarão disponíveis fora desta classe. Para que possamos usar esta classe e gravar valores nos atributos, precisamos publica-los ou seja criarmos propriedades publicas que permitam o acesso a estes atributos. Vamos fazer isto agora.
public DateTime DataCadastro
{
get { return dataCadastro; }
set { dataCadastro = value; }
}
public int Codigo
{
get { return codigo; }
set { codigo = value; }
}
public string Nome
{
get { return nome; }
set { nome = value; }
}
public string Cpf
{
get { return cpf; }
set { cpf = value; }
}
public string Endereco
{
get { return endereco; }
set { endereco = value; }
}
public string Cidade
{
get { return cidade; }
set { cidade = value; }
}
public string Uf
{
get { return uf; }
set { uf = value; }
}
public string Cep
{
get { return cep; }
set { cep = value; }
}
Com isto já podemos usar nossa classe. Vamos ver como isso pode ser feito.
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Selecione o arquivo Programa.cs dando um duplo click no seu nome no Solution Explorer ou selecione na aba dos de arquivos:
Figura 3
Apague as trez linhas que fizemos no começo da aula e vamos escrever o seguinte código para instanciar nossa classe:
namespace WebAula1
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
Pessoa pessoa = new Pessoa();
}
}
}
A linha em negrito esta criando um objeto do tipo Pessoa.
Bom vamos seguir com o nosso código, depois de criar o objeto vamos usa-lo, para isso vamos escrever um código que pergunte na tela os dados para preencher os campos da nossa classe, veja como ficaria:
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namespace WebAula1
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
Pessoa pessoa = new Pessoa();
Console.Write("Digite o código.....:");
// Veja que nesta linha precisamos fazer a conversão
// do valor digtado pelo usuário pois toda entrada via console
// é do tipo texto e o nosso código e int, por isso devemos
// fazer a conversão utilizando o metodo ToInt32 da classe
// Convert.
pessoa.Codigo = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
Console.Write("Digite o nome.......:");
pessoa.Nome = Console.ReadLine();
Console.Write("Digite o cpf........:");
pessoa.Cpf = Console.ReadLine();
Console.Write("Digite o endereço...:");
pessoa.Endereco = Console.ReadLine();
Console.Write("Digite a cidade.....:");
pessoa.Cidade = Console.ReadLine();
Console.Write("Digite o estado.....:");
pessoa.Uf = Console.ReadLine();
Console.Write("Digite o cep........:");
pessoa.Cep = Console.ReadLine();
Console.WriteLine("=========================================");
Console.WriteLine(" Mostrando o conteúdo da classe Pessoa");
Console.WriteLine("=========================================");
Console.WriteLine("Codigo.......: {0}", pessoa.Codigo);
Console.WriteLine("Nome.........: {0}", pessoa.Nome);
Console.WriteLine("Cpf..........: {0}", pessoa.Cpf);
Console.WriteLine("Edereço......: {0}", pessoa.Endereco);
Console.WriteLine("Cidade.......: {0}", pessoa.Cidade);
Console.WriteLine("Estado.......: {0}", pessoa.Uf);
Console.WriteLine("Cep..........: {0}", pessoa.Cep);
Console.ReadKey();
}
}
}
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