segunda-feira, 14 de abril de 2014

Planejamento e acompanhamento de projeto de software!


Fatores do Gerenciamento de projeto
Para definir as atividades é importante que o Objetivo e o Produto estejam bem definidos, o que significa que as pessoas envolvidas já sabem onde e quando começa (tempo); que o final desejado (escopo) esteja claro. Como vimos também, algumas Metas estejam estabelecidas, estas que são as subdivisões com objetivos intermediários que são parciais até alcançar o objetivo do projeto (VALERIANO, 2009).
Todo projeto concebe uma característica diferente pela complexidade, extensão, natureza, entre outros detalhes. As variáveis são determinadas pelo grau de importância de cada projeto. Cada uma destas variáveis tem maior relevância em função da abundância ou da escassez em determinada época em que o projeto acontece. Por isso, na maioria dos casos, a experiência dos envolvidos é determinante para o bom andamento e para o sucesso do desenvolvimento de um software. 
(Vavassori, p.2) A ênfase é dada para os três fatores (Figura 3) fundamentais no gerenciamento de um projeto: tempo (prazo), tarefa (escopo) e recursos (pessoal, infraestrutura, entre outros). Ver o link, cujo documento explicita estes fatores.

escopo
Figura 3 - Tripla restrição no gerenciamento de projetos

2.1.        Tempo: considerado um componente com a menor flexibilidade.
Em função da falta de domínio sobre o tempo, este fator requer uma atenção especial. Vejamos! Um minuto de trabalho numa determinada atividade é indivisível, serão transcorridos 60 segundos sem nenhuma intervenção para iniciar ou finalizar. Depende apenas do responsável pela tarefa na execução em utilizar adequadamente este tempo que nunca mais retornará. Nestes 60 segundos, poderão ocorrer outras variações de escopo ou de falta de recurso, porém o intervalo de tempo não se altera.
Em função de um projeto transcorrer sempre um prazo determinado para começar e terminar. Jamais podemos ignorar o fator Tempo.
Cuidado com o fator TEMPO! Mais adiante falaremos sobre a estimativa. Porém, para facilitar o entendimento de que o tempo é um fator muito importante, assistam ao vídeo do link: nem sempre acertam na primeira vez.
Como vocês podem ver neste vídeo (acessado em 03.mar.2010): <http://www.youtube.com/watch?v=BV1eWgJ6Uzs&feature=player_embedded>
2.2.        Escopo: tudo aquilo que o usuário final quer em no sistema depois de desenvolvido.
Atenção! Quanto maior o tamanho do projeto (BERKUN, 2008), mais complexo ficará o gerenciamento, o cronograma de atividades será mais denso e extenso, os recursos envolvidos serão maiores. Uma forma de resolver este problema é estabelecendo em fases o projeto proposto. Lembrando que esta FASE não se é a fase do ciclo de vida de software e sim do projeto.
Como mostra a Figura 4 (divisão do projeto em fases), na qual ilustra esta uma divisão para facilitar o gerenciamento de projetos em tamanhos ideais. Não existe um tamanho ideal para um projeto, ou fase do projeto. Este tamanho dependerá da experiência da equipe envolvida com o segmento do projeto a ser desenvolvido; principalmente da habilidade do gerente de projeto quanto ao desenvolvimento desta atividade frente à equipe e domínio do escopo. Outro fator importante, nesta divisão de fases do projeto é quanto ao envolvimento dos usuários e/ou patrocinadores do futuro software.

 divisaoprojeto
Figura 4 - divisão do projeto em fases
Fonte: Berkun (2008)

Ciclos menores de desenvolvimento de produtos pode ser verificado neste link, consultado no dia 03.mar.2014, durante o planejamento da aula: <http://onca.st/blog/?p=217>.
2.3.        Recursos: para atender ao escopo desejado necessitamos do terceiro fator
Quando se trata de recursos entende-se que existem vários itens envolvidos. Todos os valores do orçamento para o desenvolvimento de um software estará baseado na estimativa em horas das pessoas envolvidas no projeto. Sem dúvidas, o custo da mão-de-obra num projeto de software é muito significativo, senão o maior custo. Embora, devemos prever os gastos com materiais, hardwares, infraestrutura, internet, viagens entre outros.
Para exemplificar quanto à dimensão de um projeto quanto a custo (recursos), vamos assistir ao vídeo do link (acessado em 03.mar.2014):
Como pode perceber neste vídeo, os materiais envolvidos são de grande valor financeiro. Cada parte da aeronave que está sendo montada requer uma competência (recursos humanos e técnicos) para estarem no lugar e na hora certa.
Todos estes recursos devem estar devidamente programados e prontos para serem utilizados. Se uma das peças se atrasa, todo o processo sofre atraso e assim poderá comprometer todo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário