segunda-feira, 28 de julho de 2014

Leia um pouco Criando minha primeira classe!

Resumo
Nesta aula vamos aprender como usar o C# para criarmos nossa primeira classe. Como criar uma instancia desta classe e usarmos em um programa.

Palavra-chave: POO, Classes, Minha primeira classe, Orientação a Objetos, C#, CSharp, Usando C#.

Nova Página
Criando minha primeira classe

O estudo da programação orientada a objeto em C# passa obrigatoriamente pela criação de sua primeira classe. Nesta webaula vamos fazer passo a passo como criar uma classe.

            Para desenvolvermos todos os nossos exercícios vamos criar aplicativos do tipo CONSOLE APPLICATION.

Vamos la!
Vamos abrir o C# e criarmos um novo projeto selecionando no menu do sistema a opção  File -> New Project..., o C# mostrará a sua biblioteca de templates de projetos, selecione a template Console Application e na parte inferior da tela de templates, ele aguarda que você digite um nome para o nosso projeto. Então no campo Name coloque o nome do projeto de WebAula1.
Se tudo deu certo, estará aparecendo na sua tela o seguinte trecho de código:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace ConsoleApplication1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
        }
    }
}


Muito bem, para testarmos se o nosso projeto foi criado corretamente, vamos fazer um teste:
Escreva o seguinte código que está em negrito logo após a linha static void Main(string[] args). Ficando então da seguinte forma:

static void Main(string[] args)
{
   Console.WriteLine("Ola Mundo");
   Console.Write("Pressione uma tecla para continuar");
   Console.ReadKey(); 
}
Agora pressione a tecla F5 para executar a aplicação. Será mostrada a seguinte tela:

Figura 1
Ok!!!
Bom Isso foi só para aquecer, vamos agora criar a nossa classe.


Nova Página
Conforme a figura abaixo, na janela Solution Explorer clique com o botão direito sobre o nome do projeto que criamos; WebAula1 depois selecione Add Class...   
Figura 2

Novamente o C# mostrará a janela que disponibiliza as templates do projeto. Como você pode ver a template Classjá está selecionada, então vamos dar um nome para a nossa classe substituindo o nome default (Class1.cs) que o C# sugere, digitando o nome Pessoa no campo Name na parte inferior da tela das templates e clique no botão Add.

Temos agora em nosso projeto uma arquivo chamado Pessoa.cs como está sendo mostrado na janela do Solution Explorer.

A primeira coisa que vamos fazer é renomear a nossa classe, para _Pessoa, isso mesmo coloque um tacinho (underline) no começo do nome. Isso será um padrão que vamos assumir em todas a classes que criarmos, vocês vão entender mais a frente a razão disto.
Agora vamos criar os atributos private da nossa classe. Entre as chaves do corpo da nossa classe vamos começar a codificar isto.

namespace WebAula1
{
    class Pessoa
    {
        private DateTime dataCadastro;
       private int      codigo;
      private string   nome;
       private string   cpf;
       private string   endereco;
       private string   cidade;
       private string   uf;
       private string   cep;
    }
}

Nova Página

Veja criamos somente atributos private isso quer dizer que estes atributos não estarão disponíveis fora desta classe. Para que possamos usar esta classe e gravar valores nos atributos, precisamos publica-los ou seja criarmos propriedades publicas que permitam o acesso a estes atributos. Vamos fazer isto agora.

public DateTime DataCadastro
       {
           get { return dataCadastro; }
           set { dataCadastro = value; }
        }

        public int Codigo
        {
           get { return codigo; }
           set { codigo = value; }
        }

        public string Nome
        {
           get { return nome; }
           set { nome = value; }
        }

        public string Cpf
        {
           get { return cpf; }
           set { cpf = value; }
        }

        public string Endereco
        {
           get { return endereco; }
           set { endereco = value; }
        }

        public string Cidade
        {
           get { return cidade; }
           set { cidade = value; }
        }

        public string Uf
        {
           get { return uf; }
           set { uf = value; }
        }

        public string Cep
        {
           get { return cep; }
           set { cep = value; }
        }

Com isto já podemos usar nossa classe. Vamos ver como isso pode ser feito.

Nova Página

Selecione o arquivo Programa.cs dando um duplo click no seu nome no Solution Explorer ou selecione na aba dos de arquivos:
Figura 3

Apague as trez linhas que fizemos no começo da aula e vamos escrever o seguinte código para instanciar nossa classe:

namespace WebAula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            Pessoa pessoa = new Pessoa();
        }
    }
}

A linha em negrito esta criando um objeto do tipo Pessoa.
Bom vamos seguir com o nosso código, depois de criar o objeto vamos usa-lo,  para isso vamos escrever um código que pergunte na tela os dados para preencher os campos da nossa classe, veja como ficaria:

Nova Página

namespace WebAula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            Pessoa pessoa = new Pessoa();

            Console.Write("Digite o código.....:");
            // Veja que nesta linha precisamos fazer a conversão
            // do valor digtado pelo usuário pois toda entrada via console
            // é do tipo texto e o nosso código e int, por isso devemos
            // fazer a conversão utilizando o metodo ToInt32 da classe
           // Convert.
            pessoa.Codigo = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());

            Console.Write("Digite o nome.......:");
            pessoa.Nome = Console.ReadLine();

            Console.Write("Digite o cpf........:");
            pessoa.Cpf = Console.ReadLine();

            Console.Write("Digite o endereço...:");
            pessoa.Endereco = Console.ReadLine();

            Console.Write("Digite a cidade.....:");
            pessoa.Cidade = Console.ReadLine();

            Console.Write("Digite o estado.....:");
            pessoa.Uf = Console.ReadLine();

            Console.Write("Digite o cep........:");
            pessoa.Cep = Console.ReadLine();
            Console.WriteLine("=========================================");
            Console.WriteLine("   Mostrando o conteúdo da classe Pessoa");
            Console.WriteLine("=========================================");

            Console.WriteLine("Codigo.......: {0}", pessoa.Codigo);
            Console.WriteLine("Nome.........: {0}", pessoa.Nome);
            Console.WriteLine("Cpf..........: {0}", pessoa.Cpf);
            Console.WriteLine("Edereço......: {0}", pessoa.Endereco);
            Console.WriteLine("Cidade.......: {0}", pessoa.Cidade);
            Console.WriteLine("Estado.......: {0}", pessoa.Uf);
            Console.WriteLine("Cep..........: {0}", pessoa.Cep);

            Console.ReadKey();


        }
    }
}

Nenhum comentário:

Postar um comentário