Sistemas de Informação - Conceitos e definições
Dados - Informação - Conhecimento |
Beal (2004, p. 12), comenta que “dados podem ser entendidos como registros ou fatos em sua forma primária, não necessariamente físicos; por exemplo, uma figura armazenada na memória também é um dado”. Desta maneira, podemos conceituar dados como sendo qualquer registro ou fato em seu estado bruto, ou seja, que ainda não lhe foi atribuído algum significado.
Stair e Reynolds (2006, p. 4), comentam que “informação é um conjunto de fatos organizados de modo a ter valor adicional, além do valor de fatos propriamente dito”. Segundo Beal (2004, p. 12.), “informação são fatos organizados ou combinados de forma significativa”. Para Côrtes (2008, p. 27), “a informação è gerada quando os dados passam por algum tipo relacionamento, avaliação, interpretação ou organização”. E a partir do momento que a informação é gerada podemos tomar decisões. Conclui-se que informação é o conjunto de dados dotados de relevância e propósito, na qual se exige um consenso com relação ao seu significado.
Para Stair e Reynolds (2006, p. 5), “conhecimento é a consciência e o entendimento de um conjunto de informações e formas de torná-las úteis para apoiar uma tarefa específica ou tomar uma decisão”.
Côrtes (2008, p. 41) faz a seguinte analogia: “[...] o dado é um tijolo, a informação é uma parede construída por vários tijolos e o conhecimento é um cômodo construído a partir da organização e correto relacionamento de várias paredes”. Côrtes (2008) complementa estes conceitos básicos introduzindo ainda os conceitos de inteligência e sabedoria. O primeiro seria como as pessoas usariam o conhecimento para tomar uma decisão. Já a sabedoria é um estágio superior à inteligência, pois ocorre a geração de conhecimento adicional pelo acúmulo de informações que são cruzadas, inter-relacionadas e complementadas pela experiência acumulada. A Figura a seguir demonstra a relação existente entre estes conceitos.
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