quinta-feira, 5 de julho de 2012

Brasil-ID - O padrão de RFID brasileiro

 

     O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério da Fazenda e as Secretarias de Fazenda de todos os estados brasileiros assinaram um acordo de cooperação para a criação do Brasil-ID:  

     Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias.

     O sistema é baseado na tecnologia de Identificação por Radiofreqüência (RFID) e de comunicação sem-fio. Ele será desenvolvido pelo Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários (Encat) e Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun.

     O projeto visa estabelecer um padrão único de Identificação por Radiofreqüência a ser utilizado em qualquer tipo de produto em circulação pelo país.

     Também prevê a estruturação de serviços de rastreamento e verificação de autenticidade de todo tipo de mercadoria que poderá ser desenvolvido pelos setores público e privado em atendimento às necessidades do mercado.

     O Brasil-ID objetiva promover a segurança do comércio e circulação de mercadorias no país através de tecnologia confiável e padronizada, que estará disponível ao contribuinte que livremente desejar adotá-la.

     Portanto, além de uma fiscalização de trânsito de mercadorias muito mais ágil, o contribuinte poderá utilizar a tecnologia para seu próprio benefício logístico, de garantia de autenticidade e de proteção contra a circulação de bens roubados ou furtados.

     Através do apoio do MCT, o chip RFID poderá ser embarcado de forma indelével nos materiais constituintes dos produtos manufaturados no Brasil, em cartões, em embalagens e em papel. O chip também poderá ser utilizado para transporte de documentos fiscais.


Principais Vantagens

Não requer contato visual.

     Etiquetas de rádio-freqüência diferem da tecnologia do código de barras, pois não necessitam de uma linha de visão direta entre o produto e o leitor.


Leitura Automática

     Podem ser lidas automaticamente passando por antenas, não exigindo a intervenção humana.
 
Leituras simultâneas mais rápidas

     Proporciona maior velocidade de leitura, especialmente em operações de seleção automática em esteiras com leitura de 500 a 1500 itens por segundo.
Maior capacidade de dados: Podem ser gravadas com detalhes do produto como lote, peso etc.


Capacidade de Gravação

     Podem ser gravadas com novas informações e atualizadas durante a cadeia logística.


Banco de dados portátil

     As informações armazenadas no chip das etiquetas dando origem a um banco de dados portátil.


Robustez

     São resistentes a poeira, sujeira, água, vibrações e outras condições mais severas.

 link acessado: http://www.edouglas.com.br/RFID.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário