sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como perder um dia de trabalho



por alexssandrolima

            Vou começar a conta uma história, que não e tão boa assim, mais e muito importante para saber como um técnico na área de informática teve um dia de trabalho perdido, e o serviço que começou a fazer, não terminou, e ficou vendo ficar pela metade.

Então vou começar pelo vilão dos computadores que é a queda de energia fornecida pela administradora de Energia que aqui em João Pessoa e chamada de  ENERGISA, assim como estou digitando aqui entre linhas, um simples curto que aos olhos passa despercebido, é crucial para que a máquina chamada CPU ou como se diz Unidade Central de Processamento, dê aquela desligada, que ao iniciar o sistema operacional, aqui chamado de Windows, aparece na inicialização aquela  velha dor de cabeça de alguns técnicos de informática que é chamada de “Windows não pode ser inicializado favor colocar o cd de boot para recuperação dos arquivos danificado”. Então ai tudo bem, só que na pratica é feitos por pessoas que estão aprendendo, e que hoje é só “baixar o cd do Windows 7 na internet e baixar junto o crak ou o serial para que fique um Windows Original”. E fazer a instalação já com todos os drives instalados automaticamente, ai que ate agora é tudo fácil, mais ainda não estou nem no começo da saga do dia perdido.
 
Assim como algumas pessoas, quando precisa de um técnico em informática que não tem um contrato com um Técnico Profissional para fazer sua manutenção todo o mês, fica a ver navios porque fica sem sabe a quem para socorrer, então o índice de aprendiz esta aumentando cada vez mais e aumentando o índice de pessoas que não passam o tempo pesquisando na internet para aprender algo a mais. Como hoje em dia todo mundo sabe instalar o Windows pela facilidade que o mesmo faz, antigamente tinha que saber vários comandos para a instalação do mesmo, como é o Linux á alguns anos atrás, só que isso já esta mudando ou acabando com a chegada do chamado Ubuntu, que já não precisa saber nada de computador, é só saber colocar o cd de boot e fazer a instalação do mesmo. Mais continuando sem perder o foco, um de nossos clientes que não tem um técnico profissional contratado, teve um problema em sua máquina, e o mesmo pediu a um técnico de uma Lan-Hause (que para mim era um aprendiz), então o cliente falou que passou dois dias tentando achar um técnico que fizesse o serviço de configuração e correção do Windows.

Assim foi o começo de tudo, ele chamou um amigo que em época de festa vai à cidade dele passar o carnaval, e que é de uma cidadezinha aqui bem pertinho que não dar uma hora de viagem da capital, continuando,  resumindo ele chamou este amigo dele, que ele achou muito interessante, pelo porte dele que já tem uma Lan-House, então o cliente pensou é um técnico especializado em recuperação de dados de Windows com problema, Opa, nada disso, o cliente se ferrou ou então pegou em bomba, a primeira coisa que saiu da boca o chamado técnico de informática diz ele que é dono de Lan-House foi, perdeu tudo só recupera tudo formatando a máquina, então a primeira pergunta que eu fiz ao cliente foi, o HD da maquina deu pau teve que comprar outro, o cliente falou que não tive que comprar outro HD, ele só fez uma formatação e reinstalação do Windows, então deixou tudo pronto para poder instalar o sistema de vendas PDV, então falei novamente, se ele formatou então o que ele fez com os dados do seu sistema de vendas PDV, o cliente falou novamente ele formatou a máquina apagou tudo e instalou o Windows, então eu falei amigo cliente, sei que se o seu técnico aprendiz tivesse entrado na internet e pesquisando no papai www.google.com.br e, pesquisando então, “como recuperar o Windows com um cd de boot” tinha resolvido sem fazer formatação e não tinha perdido nada do seu banco de dados que incluía os cadastros de cliente, de produtos, e todos os relatórios de vendas ate o dia que foi formatado, o cliente falou mais uma vez ele falou que não tinha como recuperar porque estava com problema no Windows, eu falei sem problema então vamos ao que interessa vou reinstalar o seu sistema de vendas PDV, faz um balanço e você já poder trabalhar.
 
Como um bom administrador de instalação de sistema PDV, fui fazer o meu trabalho. Nada mesmo ainda estou na metade da história que estou contando desde o começo. Vou falar um pouco de mim agora, hoje 13 de julho de 2012, em um dia muito chuvoso, e muito chuvoso mesmo, fui atender o cliente, peguei minha capa de chuva, velha e furada parecendo uma peneira (que não tenho dinheiro para comprar outra porque não estudei o suficiente para ganhar dinheiro), vesti e fui à viagem de uma hora até o cliente, em um chamado para reinstalação do sistema de vendas PDV, quando cheguei la pela manhã todo molhado, parecendo mais uma plantação de hortaliça, tirei a capa de chuva velha e furada e coloquei em um local para não molhar a empresa do cliente, pois assim comecei o meu dia de trabalho, peguei meu pendriver com todos os arquivos de instalação do sistema, coloquei no computador, e comecei a instalação, não vou comentar muito porque vou passar a noite toda digitando.

 Isso já na hora do almoço, no meu relógio-celular, já passava das 12h30min, falei para o cliente terminei a instalação e configuração e atualização do sistema PDV, logo que voltar do almoço dou o treinamento do sistema novo do Paf-Ecf Fiscal. Fui almoçar mais antes disso o cliente falou que já voltava para a empresa às 13h30min. La fui eu almoçar.
 
Após o almoço, cheguei ao cliente, e por pura incompentência fui reiniciar o computador para ver se o mesmo no outro dia não iria dar algum problema de inicialização do sistema de vendas PDV.

Meu amigo ou minha amiga pressionei o botão de ligar a maquina, lá estava o Windows a coisa mais linda do mundo “Windows 7” todo azulão, com aquela imagem que e de deixar os olhos brilhando, e foi inicializando quando prestei bem a atenção vi que o Windows estava sem os ícones que eu tinha instalado o sistema de vendas PDV, então eu falei caramba não acredito no que estou vendo, isso não pode ter acontecido, o cliente veio assustado dizendo o que foi que aconteceu, então eu falei meu amigo o cara que instalou o Windows e um imbecil, um merda, uma bosta rala, daquela que mexendo com um palito de dente e o fedor mais horrível do mundo, o que ele fez, instalou um programa que quando inicializa o Windows ele volta tudo como estava antes, que se chama Deep-Frezer, o meu Deus vou ter que instalar tudo novamente, liga para este cara e pede a senha para desligar este programa por favor, todo o trabalho foi perdido, então o cliente com a cara mais lisa do mundo que não tinha falado que o técnico dele tinha instalado o tal programinha que ao reiniciar apaga tudo, então o cliente liga para o tal técnico que é dono de uma Lan-House que é acostumado a usar este programa Deep-Frezer, o cara ainda pede para falar comigo, para dizer que não desligue o tal programa para que o cliente não pegue vírus na maquina, eu falei puto da vida, amigo este programa não é para empresa, e sim para Lan-House ele não serve para aqui (é que geralmente uma empresa tem um administrador que usa Windows 2003 ou superior com Actve Directory para que usuários leigos não peguem vírus nas máquinas, e se a empresa que não tenha um administrador de redes e máquinas ou alguém que passe o dia na internet, como colocar ao menos um usuário administrador, e um usuário padrão para que o mesmo não pegue vírus na máquina), ele mais uma vez falou porque você não instala no disco “d” da maquina, eu mais uma vez falei isto não e programa para empresa e sim para Lan-House ( o técnico que não faz cursos, e que não estuda sobre acessos e permições no sistema operacional instala o Deep-Frezer para não perder tempo, e fazer uma coisa rapida que o cliente não sabe nem para que serve e que pega outros técnicos que não trabalha com este tipo de técnologia barata, que para mim só serve para Lan-Hause não pegar Vírus), Acho que o cliente tem é que colocar um bom antivírus uma boa configuração de permissões no sistema operacional, e não um programa que toda vez que inicia o Windows ele apaga tudo e deixa como antes, é então ai tudo bem, la vou eu desliguei o tal programa que apaga tudo e fui instalar novamente o sistema de vendas PDV do cliente, só que mim deparei com um grande problema, o pendriver que eu avio deixado na máquina por pura ignorância do destino, estava tão limpo que parecia que eu tinha comprado ele naquele dia, não contava com nada nem um tiquinho de arquivo nem um vírus nele para mim deixar contente.
Foi um dia de puro aperreio, e dedicação ao trabalho, mais para não perde o meu tempo pensei Comigo, vou baixar o instalador da internet e faço toda a instalação novamente para não perder o dia. Opa, problema avista, a internet do cliente e um modem “Vivo 3G” daqueles que colocar nove reais de credito para entrar na internet, lá vai eu com a cara mais sínica do mundo, entro no site da empresa e mim deparo com um grande problema de tempo e distância percorrida, o internet Explorer mim mostrava na tela que iria passar 5 horas para baixar 54,4 MB, é um absurdo o tempo gasto para baixar o arquivo pequeno, então passei a seguinte mensagem para o cliente, amigo sem força a barra não tem como instalar o sistema  PDV hoje não, já esta passando de 03h00min e não vai dar mesmo, sinto muito mais vou deixar ai baixando para terminar a instalação pela internet, e em outro dia lhe passo o treinamento do sistema PDV.

 


Conclusão de tudo que aconteceu, a mim não foi passado o devido problema que a máquina estava com um sistema que ao reiniciar apaga tudo que foi feito, inclusive apagou meu pendriver com todos os arquivos de instalação de sistema, peço a alguém que ler este depoimento de um dia de trabalho perdido que antes que for instalar qualquer programa em uma maquina Windows recém-formatado prestar bem a atenção que se na instalação do mesmo encontra-se um programa com o nome de Deep-Freeze e tenha o devido cuidado de não fazer o mesmo, aos meus amigos um obrigado por ler meu desabafo para um dia perdido e nada contra o programa Deep-Frezer só ficou a lembrança do que passei.

 
Veja aqui neste vídeo como funciona o dito programa:
Configurando Deep Freezer

Nenhum comentário:

Postar um comentário