quinta-feira, 19 de junho de 2014

Leia um pouco sobre a Tecnologias de Informação (TI)

Tecnologias de Informação (TI)


A TI (Tecnologia da Informação) oferece recursos tecnológicos para a tratar dados e/ou informações. E, os sistemas de informação desenvolvidos com base nessa tecnologia  coletam, manipulam e disseminam  as  informações geradas  em uma organização potencializando sua capacidade no mercado competitivo. Os componentes da TI são:  Hardware, software, dados, redes e Telecomunicações.
Batista (2006, p.59), define: 
“Tecnologia da informação é todo e qualquer dispositivo que tenha a capacidade de tratar  dados e/ou informações  tanto de forma sistêmica como esporádica, independentemente da maneira como é aplicada”
 Hardware
É sabido que um computador é um equipamento eletrônico que possui grande capacidade de manipular grandes quantidades de informações com uma velocidade extremamente rápida.
O computador pode ser definido como o conjunto de componentes e acessórios eletrônicos que tem como função principal receber dados de entrada, executar os processamentos requeridos de acordo com a necessidade do usuário e apresentar as informações de saída no formato desejado.
hardware
Software 
Para Laudon e Laudon (2001, p.128):
[...] software são as instruções detalhadas que controlam a operação de um sistema de computador. Sem o software, o hardware de computador não poderia executar as tarefas que associamos a eles.
O  computador necessita do software para executar as tarefas. Segundo Boghi e Shitsuka (2005, p.107) “software é o combustível do computador, é a parte lógica, é o conjunto de instruções cuja finalidade é a realização de tarefas pelo computador”.
software
Gerenciamento de  dados
O sucesso de uma organização depende  da sua capacidade de  processar e distribuir seus dados.  Por isso,   deve-se definir corretamente o banco de dados  de uma organização pois, ele tem  um impacto direto sobre todo o sistema de informação.
dados
Os sistemas de informação organizam  os dados  segundo a hierarquia de banco de dados como caracteres, campos, registros etc...
Hierarquia de Bancos de Dados:
Caracter: O caracter é o elemento lógico mais simples dos dados, possível de ser  observado e manipulado. Consiste em um único símbolo alfanumérico.
Campo: Consiste em um conjunto de caracteres agrupados que podem representar um atributo de uma entidade.
Registro: Consiste em um conjunto de campos agrupados . Um registro,  representa uma coleção de atributos que descrevem uma entidade.
Arquivo: É um  conjunto  de registros afins agrupados. Um arquivo contém  registros de todas  as  operações em um determinado período de tempo.
Banco de dados: é um agrupamento lógico de arquivos relacionados.
Dessa forma podemos observar que o banco de dados de uma organização tem grande valor e importância para uma empresa. Pois, todos os dados que são transformados em informação estão lá armazenados.
Ao administrador cabe a tarefa de assegurar que estes dados sejam bem cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário