domingo, 25 de maio de 2014

Determinação e desempenho de Tipos de Testes?



Outros Tipos de Testes

     Uma vez que determinamos que o sistema realize as funções exigidas pelos requisitos, devemos voltar à atenção para a forma de como essas funções são realizadas.


     O desempenho do sistema é avaliado em relação aos objetivos do desempenho definidos pelo cliente e expressos nos requisitos não funcionais. O teste de desempenho verifica se o calculo foi bem realizado, desta forma a velocidade da resposta aos comandos do usuário, a precisão do resultado e a acessibilidade dos dados são verificados de acordo com as prescrições de desempenho do cliente.


     Os testes de desempenho verificam tanto o hardware quanto o software e tem como base os requisitos, desta forma os tipos de testes são determinados pelos tipos de requisitos não funcionais especificados.


     Dentro os tipos de testes de desempenho temos:

  • Testes de estresse

Avaliam o sistema quanto este é levado aos seus limites por um pequeno período. Se os requisitos definem que um sistema deve lidar com ate um numero especificado de dispositivos ou usuários, um teste e estresse avalia o desempenho do sistema quanto todos os dispositivos estiverem ativos simultaneamente.

  • Testes de volume

Abordam a manipulação de grandes quantidades de dados no sistema. Tem por objeto garantir que os sistema reage de maneira conveniente quando os conjuntos de dados processados alcançam seu tamanho máximo.

  • Testes de configuração

Analisam as diversas configurações de hardware e software especificados nos requisitos. Alguns sistemas podem ser definidos para atender um publico que possua uma grama variada e distinta de componente de hardware e software. Neste caso o teste de configuração avalia todas as configurações possíveis para garantir que cada uma delas satisfaça os requisitos.

  • Testes de compatibilidade

São necessários quando um sistema faz interface com outros sistemas. Tem por objetivo detectar se as interfaces funcionam de acordo com os requisitos. No caso de um sistema banco de dados no intuito de recuperar dados, o teste de compatibilidade examina a velocidade e a precisão dos dados recuperados.

  • Testes de regressão

São requeridos quando o sistema testado ira substituir um sistema existente. Este teste garante o desempenho do novo sistema é, pelo menos, tão bom quanto o sistema que vai ser substituído. Os testes de regressão são sempre usados durante o desenvolvimento em fases.

  • Testes de segurança

Garantem que os requisitos de segurança sejam satisfeitos. É testado características tais como a disponibilidade, integridade e confidencialidade de dados e serviços.

  • Teste de tempo

Avaliam os requisitos relacionados ao tempo necessário para responder a um usuário e ao tempo para realizar uma função. Se uma transação deve ocorrer dentro de um tempo determinado, o teste faz a transação e checa se os requisitos foram atendidos.

  • Testes de ambiente

Analisam a capacidade de funcionamento do sistema no local de instalação. Nesse teste incluem tolerância à umidade, ao calor, ao movimento, a presença de produtos químicos, a portabilidade, a interrupção de energia ou a qualquer outra característica do ambiente definida.

  • Testes de qualidade

Avaliam a confiabilidade, a manutenibilidade e a disponibilidade do sistema incluem o calculo do tempo médio entre as falhas e do tempo médio entre reparos, assim como o tempo médio para encontrar e resolver um defeito.

  • Testes de recuperação

Tratam da resposta à presença de falhas ou a perda de dados, energia, dispositivos e serviços. Projetamos um teste para o sistema onde há uma perda de recursos e é observado como o sistema se recupera de forma apropriada.

  • Testes de manutenção

Abordam a necessidade de ferramentas e procedimentos de diagnostico para ajudar a encontrar a fonte dos problemas. Verifica-se existem recursos de auxílio e se eles funcionam de forma adequada.

  • Testes de documentação

Asseguram que escrevemos os documentos requeridos e verificamos se estes documentos (manuais de sistema, de usuário, de manutenção e técnicos) existem e se as informações que eles contem são consistentes, precisas e fáceis de entender.

  • Testes de usabilidade

Investigam os requisitos que se relacionam com a interface com o usuário do sistema, analisando as telas de exibição, mensagens, formatos de relatórios e outros aspectos que podem relacionar a facilidade de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário