domingo, 25 de maio de 2014

Técnicas de Testes com Métodos Formais?



Métodos Formais


     Os métodos formais permitem a um engenheiro de software criar uma especificação mais completa, consistente e precisa do que aquelas produzidas por métodos convencionais. A teoria dos conjuntos e a notação logica são usadas para criar um enunciado claro dos requisitos. Essa especificação matemática pode ser analisada para melhorar a correção e consistência. Como a especificação é criada usando uma notação matemática, ela é inerente e menos imprecisa que os métodos informais de representação.


      Essa especificação geralmente é realizada engenheiros de software especialmente treinados. Os métodos formais são importantes por que as falhas podem ter um alto custo em sistemas críticos. Pois vidas podem ser perdidas ou severas consequências econômicas podem ocorrer quando há uma falha do software. Nestas situações é importante que os erros sejam descobertos antes que o software seja posto em operação. Os métodos formais reduzem drasticamente os erros de especificação e como consequência serve de base para um produto com poucos erros no momento que o cliente passa a utilizá-lo.


      Com relação aos passos para a utilização dos métodos formais, o mesmo usa uma notação heurística de conjuntos e especificação construtiva – operadora de conjuntos, operadores lógicos e sequenciais – formam a base dos métodos formais. Os métodos formais definem dados, estados e operações de uma função que não variam pela tradução dos requisitos informais dos problemas para uma representação mais formais. O produto do trabalho é uma especificação formal em uma linguagem formal tal como OCL e Z, que é produzida quanto métodos formais são usados.


      Como os métodos formais usam matemática discreta como mecanismo de especificação, provas logicas podem ser aplicadas a cada função do sistema para demonstrar que a especificação esta correta. Porém, mesmo se as provas logicas não são usadas, a estrutura e disciplina de uma especificação formal vai melhorar a qualidade do software.


     Decidir pelo uso de métodos formais leva em consideração os custos de implantação, bem como as modificações culturais associadas com uma tecnologia radicalmente diferente. Na maior parte dos exemplos, métodos formais tem maior retorno em sistemas de segurança e de negócios críticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário