sábado, 11 de outubro de 2014

MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

  MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS  
Noções sobre Processos de Negócio
Segundo Harrington [2], um processo de negócio é um conjunto de atividades lógicas, relacionadas e sequenciais que, a partir de uma entrada de um fornecedor, agrega-lhe valor e produz uma saída para um cliente.
Dentro da área de processos, quando falamos em Gestão de Processos de Negócios, utilizamos o termo BPM (Business Process Management), que trata-se de um modelo para apoiar as organizações a criarem e aperfeiçoarem seus processos de negócio em tempo real, baseados em tecnologia, com foco na melhoria contínua de processos e consequentemente na satisfação dos clientes, quanto a melhor qualidade dos produtos, agilidade de entrega de produtos e serviços baseado nas necessidades do mercado.
Segundo CBOK [6], BPM é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Para KROENKE [1], Processos de Negócio, é uma rede de atividades, funções, recursos, repositórios e fluxos de dados que interagem para executar uma função de negócios, onde:
  • Atividades: São grupos de tarefas correlatadas que recebem dados e informações, e processam esses fatores para produzir resultados.
  • Decisões: Uma questão que pode ser respondida como “Sim” ou “Não”.
  • Funções: Conjuntos de Procedimentos.
  • Recursos: Físicos, envolve a infraestrutura necessária para a realização de uma determinada função. Humanos, são pessoas necessárias a desempenhar determinada função.
  • Repositórios: é o local de armazenamento dos registros das empresas.
  • Fluxo de Dados: É a movimentação de dados de uma atividade para outra.
Com o uso do BPM as empresas tem conseguido entender sua estrutura organizacional a partir da visão de seus processos relacionados e trabalhando de forma integrada deixando de lado a antiga visão departamental. E para as organizações se manterem competitivas no mercado, é necessário constante revisões destes processos e a divulgação do mesmo. Vejamos na figura 2 abaixo um processo de negócio modelado BPMN (Notação de Gestão de Processos de Negócio), utilizando a ferramenta Bizagi e na figura 3 utilizando a ferramenta Astah.
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          Figura 3 – Modelagem de Processos para Compra de Produto (Bizagi)
O diagrama abaixo da figura 3, foi criado usando a UML (linguagem de modelagem unificada), que abordaremos no próximo semestre.  Para saber mais sobre UML, Clique aqui.
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Figura 4 – Modelagem de Processo para Compra de Produto (Astah)

Para saber mais sobre Modelagem de Processo com as práticas BPM,acesse aqui
http://blog.iprocess.com.br/tag/modelagem-de-processos/ 

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