sábado, 11 de outubro de 2014

Introdução: Principio básicos da engenharia de software!

Principio básicos da engenharia de software



Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software

Para começarmos a falar sobre projeto orientado a objeto, vamos relembrar alguns conceitos da engenharia de software.
No mundo real, é importante abordar projetos de desenvolvimento de software de uma forma estruturada e sistemática para garantir que a solução atende plenamente as necessidades do usuário final. Vamos fazer um breve estudo sobre o ciclo de desenvolvimento de software.
Mesmo os projetos de software mais simples podem ser divididos em várias fases. A quantidade e os nomes dessas fases podem ser diferentes de um autor para outro, mas a maioria das descrições do ciclo de vida de desenvolvimento de software compartilham os mesmos elementos comuns:
  1. Determinar os requisitos do software desejado (Fase de analise).
  2. Produzir um projeto que atenda aos requisitos (Fase de projeto).
  3. Construir (programar) o software projetado (Fase de construção).
  4. Verifique se o software atende aos requisitos (Fase de testes).
  5. Manter o software ao longo de sua vida (Fase de manutenção).
Muitos desenvolvedores de software, especialmente os novatos, saltam imediatamente para a fase 3 sem dedicar tempo suficiente para as duas primeiras e últimas fases. 
O modelo de ciclo de vida clássico no campo de Sistemas de Informação é o modelo cascata. Esta abordagem é normalmente usada em grandes projetos envolvendo muitos desenvolvedores. O projeto progride através de cada fase em uma sequência precisa. Os membros da equipe de desenvolvimento pode realizar uma revisão no final de cada fase para determinar se o projeto deve continuar para a próxima fase. O modelo cascata distingue-se como um processo dirigido a documento. Os documentos são as saídas de uma fase, e as entradas para a próxima fase, é um registro de que o trabalho numa fase foi devidamente concluída.
Uma das desvantagens do modelo cascata é que ele é muito inflexível. Como resultado, uma abordagem mais recente substituiu o modelo em cascata pelo modelo de Prototipagem Rápida. Este modelo tem as mesmas fases básicas, mas coloca uma ênfase na criação de um protótipo. Isto torna possível identificar deficiências no projeto antes de um grande esforço ter sido dispendido no projeto. O protótipo na verdade não faz nada de útil; ele da ao cliente uma visualização mais útil do produto final baseado nos requisitos. Para software que tem uma interface gráfica do usuário, uma boa quantidade de código de programação do aplicativo depende da configuração dos controles de interface. Neste modelo, o desenvolvedor terá a certeza de obter o modelo aprovado pelo cliente antes de escrever muito código.
Embora haja uma série de outros modelos de ciclo de vida lá fora, o modelo de Prototipagem Rápida é, provavelmente, o mais adequado para pequenas e médias projetos. 

Requisitos fase de estudo

A primeira parte da fase de requisitos se discute com o cliente sobre o produto e o que se espera do mesmo. Neste ponto, é importante identificar eventuais problemas que possam aparecer no caminho do pprojeto. Estas restrições podem incluir prazos de entrega do produto final, as limitações técnicas (por exemplo, se o cliente tem o hardware / software necessário para utilizar o produto), e as restrições orçamentais (O cliente pode pagar para o desenvolvimento do produto?) .

Fase de Projeto

Na fase de projeto, o desenvolvedor produz um modelo que atenda aos requisitos enunciados na descrição do produto. Esta é a fase em que o desenvolvedor cria um protótipo, que pode começar como um esboço simples de uma interface de usuário. O objetivo da fase de projeto é a de criar um esqueleto do produto final, com o objetivo de apresentar ao cliente para obter feedback. 
Ao projetar um protótipo, uma série de fatores devem ser considerados:
  • Como dados de entrada exigidos seja a partir de um banco de dados, através de um formulário web ou através de caixas de entrada.
  • Como as entradas devem ser processadas para se chegar ao resultado desejado.
  • Qual é o formato da saída, um relatório, exportação para um arquivo etc.
Durante o processo de design, o desenvolvedor deve resistir à tentação de escrever muito código. A única codificação que deve ser feito nesta fase é que o que é necessário para dar ao cliente uma ideia de como o produto final irá operar. Por exemplo, os botões podem ser codificados para abrir formulários ou para exibir caixas de mensagens que descrevem o que os botões vão fazer quando a aplicação estiver concluída, o código pode ser adicionado para preencher caixas de listagem, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário