Já foi mal atendido? Será que você já atendeu mal?
Se eu lhe perguntar se você já foi mal atendido alguma vez na vida, muito provavelmente você teria a mesma reação que a maioria das pessoas… uma risadinha, um pensamento de que esta pergunta é besta, e logo em seguida responderia “com certeza, e muito”.
Mas então eu vou lhe perguntar outra coisa…
Você acredita que sua empresa, e que você tem um bom atendimento?
Incrivelmente você se encaixará em duas das próximas alternativas:
1) Realmente meu atendimento não é o melhor, mas é bem melhor que muitos que têm por aí.
2) Meu atendimento é muito bom, é o diferencial da minha empresa.
Agora vamos analisar as duas situações. Todo mundo concorda ser mal atendido, por diversas vezes, mas ninguém assume que a sua empresa tem um mal atendimento, meio estranho não acha?
Na verdade não muito, pois tratamos as outras da forma que achamos certo, mas nem sempre é a forma que a pessoa que está sendo atendida acha certo. Desta maneira um atendente pode achar que está fazendo certo, mas ao mesmo tempo o cliente achar um absurdo, e esta é a grande falha das empresas. Os atendentes, vendedores, representantes agem de acordo com suas idéias, premissas e pensamentos.
Tá, mas então o que devo fazer?
A primeira coisa de todas é que você deve acreditar que sempre pode melhorar. Tá tá, psicologia agora? Não, a ideia é que se você continuar achando que tem um bom atendimento, ou que isso é um diferencial, não terá abertura para querer mudar.
Ok, estou aberto a mudar, como vou saber se meu atendimento é bom? Se eu tenho quase certeza que ele é bom?
Esse feedback deve vir dos seus clientes, e não de você mesmo. Aplicar uma pesquisa de satisfação é o primeiro grande passo para identificar possíveis falhas. O cliente vai responder de forma anônima perguntas sobre que achou do atendimento, recepção, pós-vendas, possíveis melhorias, entre outros.
Acredite, nem o melhor vendedor do mundo agrada a todos, mas a diferença é que ele sempre sabe o que não agradou determinado cliente. Pense nisso
Outra alternativa muito interessante é a contratação de um cliente oculto, prática cada vez mais
difundida, inclusive para pequenas empresas. A ideia do cliente oculto é contratar uma empresa especializada que terá um cliente (ou vários) que vai fazer todo o papel de cliente, com uma grande diferença, ele vai analisar todo o processo, mas todo o processo mesmo, desde o tempo de espera, os trajes dos atendentes até os cheiros e sensações que sentiu.
No final, a empresa contratada vai fornecer todos os feedbacks positivos e os pontos de melhorias, falando o que a empresa deve melhorar e como ela deve fazer isso.
Conquistar um cliente hoje está cada vez mais difícil, muita concorrência, preços cada vez mais baixos. Mas pesquisas mostram que conquistar um cliente hoje é muito influenciado pelo atendimento que ele recebe. As pessoas estão cada vez mais carentes, cada vez mais isoladas do mundo, desta forma, quando recebem um tratamento diferenciado, ela se sente valorizada.
Cuidado, conquistar é difícil, mas perder é fácil, portanto devemos ter o cuidado de tratar bem e corretamente durante todo o processo de vendas, desde a conquista, o momento da venda e principalmente o pós-vendas. Custa de 7 a 10 vezes mais para você conquistar, do que pra você manter um cliente, sem contar toda a indicação que este pode lhe trazer.
Agora, se mesmo depois disso tudo, você ainda acha que não precisa mudar, que não precisa trabalhar seu atendimento, suas vendas, cuidado, pois muitas pessoas que respondem já ter sido mal atendido,
podem lembrar da sua empresa, sem ao menos você saber disso.
O bom empreendedor é aquele que busca desenvolvimento constante, ficar na “mesmísse”, achar que é o melhor e se acomodar são características de um ótimo profissional, mas não de um empreendedor.
Aleksander Avalca
link acessado: http://kaminskiavalca.wordpress.com/blog/ja-foi-mal-atendido-sera-que-voce-ja-atendeu-mal/
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