A lógica de programação
A lógica de programação é necessária para pessoas que
desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir
a seqüência lógica para o desenvolvimento.
Então
o que é lógica?
Lógica de Programação é a técnica de encadear pensamentos
para atingir determinado objetivo.
SEQUÊNCIA LÓGICA
Estes pensamentos podem ser descritos como uma
seqüência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada
tarefa. Seqüência
Lógica são passos executados até atingir
um
objetivo ou solução de um problema.
INSTRUÇÕES
Na linguagem comum, entende-se por instruções um
conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em
Informática, porém, instrução é a informação que indica a um
computador uma ação elementar a executar. Convém ressaltar que uma ordem
isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um
conjunto de instruçõescolocadas em ordem seqüencial lógica. Por exemplo,
se quisermos fazer uma omelete de batatas,
precisaremos colocar em prática uma série de instruções: descascar as batatas,
bater os ovos, fritar as batatas etc.
É evidente que essas instruções têm que ser executadas em uma ordem adequada
– não se podem descascar as batatas depois de fritá-las.
Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido;
para obtermos o resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as
instruções, na ordem correta.
Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas par a a
realização ou emprego de algo. Em
Informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a
executar.
ALGORITMO
Um Algoritmo é formalmente uma seqüência finita de
passos que levam a execução de uma tarefa.
Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções
para atender a uma meta específica. Estas tarefas não
podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras
e precisas.
Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações
básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais.
Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que
explicam passo-a-passo como, por exemplo,
gravar um evento. Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas
por seqüências lógicas. Por
exemplo:
Lógica
de Programação
“Chupar uma bala”.
_ Pegar
a bala
_ Retirar
o papel.
_ Chupar
a bala.
_ Jogar
o papel no lixo.
“Fritar Batatas” – Suponhamos a existência de uma dispensa onde se
encontram as batatas e que haja um cesto para se colocar estas batatas. Suponhamos
ainda que o óleo, a panela, a faca, o prato e o sal estejam em um armário.
_ Pegar
cesto.
_ Ir
à dispensa.
_ Colocar
as batatas no cesto.
_ Trazer
o cesto para próximo do fogão.
_ Pegar
a panela e o óleo no armário.
_ Colocar
o avental.
_ Pegar
a faca no armário.
_ Descascar
as batatas que estão no cesto.
_ Cortar
as batatas em pedaços menores.
_ Colocar
o óleo na panela.
_ Colocar
a panela com óleo no fogão.
_ Ligar
o fogão.
_ Aguardar
até o óleo esquentar.
_ Colocar
as batatas no óleo.
_ Aguardar
fritar.
_ Pegar
prato no armário.
_ Retirar
batatas da panela .
_ Colocar
as batatas no prato.
_ Pegar
o sal no armário.
_ Colocar
sal na batata.
_ Jogar
cascas da batata no lixo.
Vamos supor que a colocação do avental seja condicionada a cor da roupa
da pessoa que frita as batatas. Se a cor da roupa for clara o avental e
colocado senão o avental não é colocado. Vejamos como
fica
o algoritmo:
_ Pegar
cesto.
_ Ir
à dispensa.
_ Colocar
as batatas no cesto.
_ Trazer
o cesto para próximo do fogão.
_ Pegar a panela e o óleo no armário.
_ Se
roupa clara então Colocar o avental.
_ Pegar
a faca no armário.
_ Descascar
as batatas que estão no cesto.
_ Cortar
as batatas em pedaços menores.
_ Colocar
o óleo na panela.
_ Colocar
a panela com óleo no fogão.
_ Ligar
o fogão.
_ Aguardar
até o óleo esquentar.
_ Colocar
as batatas no óleo.
_ Aguardar
fritar.
_ Pegar
prato no armário.
_ Retirar
batatas da panela.
_ Colocar
as batatas no prato.
_ Pegar
o sal no armário.
_ Colocar
sal na batata.
_ Jogar
cascas da batata no lixo.
Nós podemos também subdividir certas instruções. Por exemplo, a instrução:
_ Descascar
as batatas que estão no cesto.
Pode
ser mais bem detalhada na forma:
_ Enquanto
houver batatas não descascadas no cesto faça
_ Descascar
uma batata.
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