quarta-feira, 23 de maio de 2012

Introdução à Linguagem de Programação


Introdução à Linguagem de Programação

Caro aluno, este fórum tem por objetivo abordar conceitos relacionados à disciplina - Linguagem e Técnicas de Programação I.
Envie sua colaboração na definição dos tópicos relacionados abaixo e procure colocar exemplos para facilitar a compreensão. Exemplo: se for definir variável (procure colocar a definição e exemplificar o uso).
Cada conceito poderá ser debatido por outros alunos que poderão complementar a definição ou exemplificar com outros (procure debater os tópicos na ordem especificadas abaixo).


1.    Introdução à Linguagem de Programação
 Resolução de Problemas com computadores: Algoritmos
1.1.   Algoritmos e lógica de programação - definições

1.2.   Etapas na solução de problemas

1.3.  Regras para construir algoritmos legíveis
 
2.     Algoritmos Computacionais Estruturados

2.1.   Algoritmos estruturados
2.2.  Tipos descritivos de algoritmos: Narrativa, Fluxograma e Pseudocódigo.
2.3.   Tipos de dados
2.4.   Variáveis, regras para criar identificados válidos.
2.5.   Armazenamento das variáveis na memória

2.6.   Comandos de atribuição, de entrada e de saída.
2.7.   Operações Básicas: operações aritméticas e lógicas
2.8.   Estruturas de controle:
2.8.1.     Sequencial
2.8.2.     Condicional: simples, composta e encadeada
2.8.3.     Repetição: “repita ate”, “enquanto” e “para / fimpara”

3.    Estrutura de dados homogênea (vetores e Matrizes)

·         Observação:
·          Pesquisem os conceitos (Biblioteca virtual, ou na Internet);
·          Disponibilizei alguns links de exemplos do YouTube de algoritmos criados através do software VisuAlg ;
·         Poderão consultar outros vídeos que demonstram o uso do visuAlg no youtube. Procure pelas palavras chave “exemplos”+”VisuAlg” ou somente VisuAlg
·         Links de alguns vídeos do YouTube
 
Obs: tem alguns conteúdos de lógicas que aborda um pouco mais voltados para matemática e resolução de problemas como por exemplo: Jogo travessia do Rio (http://www.aulavaga.com.br/jogos/raciocinio/travessia-do-rio/) --> vamos trabalhar mais voltados para algoritmos computacionais.

http://www.luizmatos.eti.br/disciplinas/docs/algoritmos/Capitulo_3.pdf

ftp://ftp.ci.cefetes.br/informatica/flavio/LGP/Apostilas/IFES-LGP-Apostila.pdf

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