sábado, 12 de maio de 2012

Sistema de Suporte a Decisão


Sistema de Suporte a Decisão

Sistema de Suporte à Decisão (SSD)
Sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Auxiliam na tomada de decisões.
Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) cobrem uma grande variedade de sistemas, ferramentas e tecnologias. Há quem pense que o termo SAD está ultrapassado e que foi substituído por um "novo tipo" de sistema chamado "on-line analytical processing" (OLAP). Outros há que preferem realçar os Sistemas de Apoio à Decisão baseados em conhecimento como o "state of the art" dos Sistemas de Apoio à Decisão. Os investigadores operacionais focam nos modelos de simulação e optimização como o "verdadeiro" Sistema de Apoio à Decisão. Numa opinião mais generalizada poderemos dizer que os SAD são um termo compreendido em muitos tipos de sistemas de informação que suportam tomadas de decisões.
São todos os intervenientes na tomada de uma decisão, desde a extração de dados, passando pelo armazenamento, uso de modelos, interface e até o próprio utilizador.
Estes sistemas foram criados com o intuito de servir de adjuntos às pessoas que realizam decisões importantes, de maneira a expandir as suas capacidades, mas sem substituir as suas decisões. 
Sistemas de Apoio à Decisão são usados em decisões, em que um julgamento é necessário, ou em decisões que não são completamente suportadas por algoritmos, ou seja é sempre necessário um utilizador para usar estes sistemas, em que este representa o papel mais importante.
"Conjunto de procedimentos baseados em modelos para processamento de dados e julgamentos para ajudar a tomar o seu utilizador a tomar decisões." (Little 1970)
 "Os SAD podem suportar problemas semi-estruturados e não estruturados" (Moore e Chang 1980)
 "Os SAD são sistemas computadorizados, que têm três componentes que interagem entre si: um sistema de linguagem (mecanismo de comunicação entre os vários componentes), um sistema de conhecimento(repositório dos dados) e um sistema de processamento de problemas (ligação entre os outros dois componentes com a particularidade de este ter capacidades especiais necessárias às tomadas de decisão)" (Bonczek 1980)
 "Os SAD são sistemas que são desenvolvidos através de um processo adaptativo e evolutivo de aprendizagem." (Keen 1980)
 "Os sistemas de apoio à decisão são sistemas de informação interativos que assistem o decisor a aceder a problemas mal estruturados oferecendo modelos analíticos e acesso a bases de dados." (Zwass 1992)
"Os Sistemas de Apoio à Decisão têm quatro características principais: incorporam simultaneamente dados e modelos; foram concebidos para assistir os decisões/gerentes no seu processo de decisão sobre tarefas semi-estruturadas, (ou não estruturadas); suportam (e não substituem) julgamentos ao nível da gerência; o seu objectivo é melhorar a efetividade das decisões, e não a eficiência com que cada decisão está a ser feita." (Turban 1990)
As várias definições apresentadas anteriormente têm a particularidade de definir Sistemas de Apoio à Decisão sob diferentes perspectivas (características [Little], componentes [Moore], processo de desenvolvimento [Keen], ...). De qualquer forma, todas as definições têm em comum a ideia de que são sistemas interativos que estão direcionado para ajudar os decisórios a utilizar modelos de  dados para identificar e resolver os problemas (que podem ser não estruturados ou semi-estruturados), e no fim tomar decisões. 
Vantagens 
·         Rapidez
·         Ultrapassar limites cognitivos (através do computador)
·         Redução de custos
·         Qualidade (obtenção do valor óptimo mais próximo dos nossos objetivos)
·         Decisões mais eficazes
·         Decisões mais eficientes
·         Melhor comunicação entre os decisores
·         Melhor utilização do processo de aprendizagem

Desvantagens 
·         Problema de ação
·         Orientação para escolha
·         Suposição da relevância da resposta do sistema
·         Transferência de poder ao sistema que não é intencional
É mais difícil atribuir responsabilidades
Um Sistema de Apoio à Decisão contém os seguintes subsistemas :
·         Subsistema de gerenciamento de dados. Este subsistema inclui a base de dados, onde está a informação relevante para a situação e é gerida por um software a que se dá o nome de Data Management System (DBMS).
Subsistema de gerenciamento do modelo. É um pacote de software que permite ao modelo capacidades analítico (através de ferramentas de análise estatística ou financial) e de gestão. A este software é por vezes dado o nome de Model Base Management Sistem (MBMS).
Subsistema de gestão do conhecimento. Este subsistema pode realizar o papel de qualquer um dos outros subsistemas, ou agir de forma independente. É responsável por fazer aumentar a "inteligência" do próprio decisor.
Subsistema de Interface com o utilizador. É o subsistema que permite ao utilizador o contacto com o SAD, contacto esse que é feito através de comandos.
O utilizador também é normalmente referido como parte do sistema. Há investigadores que defendem que muitas das contribuições dadas pelos SAD são derivadas da interação intensa que existe entre o computador e o decisor. 

Ensino univates, Sistema de Apoio a Decisão (SAD).
Disponivel em: http://ensino.univates.br/~felipesc/SAD.htm Acesso em: 09/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário